No Brasil, os tecidos tecnológicos ainda é novidade, e por isso na hora de comprar uma roupa para a prática do esporte, surge a dúvida, qual tecido sera mais adequado para a minha atividade? Funciona mesmo ou é somente marketing? Convivendo com essas dúvidas, estarei escrevendo alguns textos no blog para tentar ajudá-lo na sua próxima compra.
Irei começar falando dos tecidos com tecnologia dry, que nada mais são tecidos feitos na sua maioria em polyester(também podem ser de poliamida)construídos para transportar o suor do lado do tecido em contato com o corpo para o lado de fora, tornando assim mais fácil a evaporação do suor. Existem várias nomenclaturas de tecidos dry com o dry fit, termo dry, play dry, dry tec, powerdry e outros, mas todos eles usam o mesmo princípio de fabricação
Na última Outdoor Retailer em Salt Lake(feira de fabricantes de material para esportes Outdoor) , tive a oportunidade de ver uma empresa que desenvolveu tecido de algodão com tecnologia dry, e é muito interessante, pois une o melhor do algodão que é a toque macio e confortável, com a tecnologia dos tecidos sintéticos. Um ponto negativo dos tecidos dry feito de poliamida é o mau cheiro, que ele acaba ficando, e por isso desenvolveram a tecnologia de aplicar neles nanoparticulas de metais pesados, principalmente a prata. Existe uma grande controvérsia sobre esse produto, pois os metais pesados são altamente poluentes e se ingeridos causam problemas para os humanos, então ão aconselho o uso desse produto pois polui o ambiente e é prejudicial a saúde dos trabalhadores que o produzem. Existe algumas empresas que desenvolveram anti bacterecidas naturais para serem misturados ao tecido, mas estes ainda não são encontrados no Brasil.
As roupas fabricadas em dry, são recomendadas para a prática de todos os esportes, principalmente para os práticados a oar livre e em temperaturas baixas, pois com o suor do lado de fora, a sensação térmica é muito mais confortável. No próximo texto estarei falando dos tecidos impermeáveis.