segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Impressões da Outdoor Retailer - Parte I



Entrada da Feira

Se existe algum lugar que pode proporcionar o mesmo prazer que estar nas montanhas, fazendo trilhas, acampando e junto da natureza, é na Outdoor Retailer. Todas as principais marcas do mundo outdoor estavam presentes na feira que aconteceu este ano em Salt Lake City. A feira é gigante, muito maior do que eu esperava, e com isso dá para ter uma idéia do mercado outdoor nos EUA. Outra coisa que me marcou muito é o incentivo que eles oferecem para as pessoas praticarem atividades outdoor, principalmente as crianças com diversos programas de divulgação dos esportes e de produtos para esse público. Me lembrei de uma cena que aconteceu quando estudava inglês em Vancouver(Canadá) e em uma sexta feira voltando para casa no final da tarde peguei um ônibus que estava com no mínimo 20 crianças de uma escola com idade entre 8 a 10 anos indo acampar com seus professores ao redor da cidade. Acredito que esse é o ponto que devemos incentivar no Brasil, a divulgação da prática Outdoor em nossas crianças.
Voltando a feira, o que mais me chamou a atenção  foi a da sustentabilidade e preocupação com a natureza. A feira é 100% carbono neutro, e estimula as empresas do meio a se tornarem mais  ecoeficientes. Aqui existe uma contraponto, pois enquanto os EUA é o país que mais polui e destrói a natureza, as empresas do meio estão muito avançadas na questão da sustentabilidade, desenvolvendo diversos materiais reciclaveis e ecológicos e incentivando seus clientes a terem uma vida mais verde.


Estande da marca Keen, o mais verde de todos, sendo todo feito com materiais reciclados.

Outro ponto foi a responsabilidade social presentes nos principais estandes. Essas empresas colocavam 1 produto a venda com preço promocional e todo o valor arrecadado era doado para uma ONG escolhida pela empresa. Precisamos caminhar neste sentido no Brasil, as empresas precisam assumir seu papel na sociedade e não focar apenas no lucro. Mais tarde posto o resto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário